quarta-feira, 31 de julho de 2013

Papa chama os jovens ao compromisso e às escolhas definitivas

Em discurso aos voluntários da Jornada da Juventude, Francisco pediu aos jovens coragem para ir "contra a corrente".
Em meio a tantos fatos e palavras durante sua visita ao Brasil, um dos mais ricos momentos da Jornada foi, sem dúvida, o discurso do Papa Francisco aos voluntários do evento, na tarde de domingo.

O Pontífice falou aos jovens sobre o tema da vocação: disse que "Deus chama para escolhas definitivas" e que "tem um projeto para cada um", cabendo a nós descobri-lo, responder ao seu chamado e "caminhar para a realização feliz de si mesmo". Isto não é exclusividade de alguns, mas um apelo à totalidade da Igreja. O Papa lembrou que, embora tenha um caminho reservado para cada um, "a todos Deus nos chama à santidade".

Muitas vezes, caímos no engano de pensar na vocação e no chamado de Deus somente na vida sacerdotal ou religiosa. Sem ignorar a particular importância destes dois serviços, pelos quais as pessoas são chamadas a se entregar ao Senhor de modo mais pleno, é preciso resgatar a dimensão do matrimônio como chamado à santificação pessoal dos esposos, à criação e educação dos filhos e a uma união indissolúvel, por toda a vida. Sem a fé e o reconhecimento destas notas essenciais do casamento, dificilmente sua relevância será recuperada.

O Papa Bento XVI estava convencido de que a crise que hoje vive o casamento está profundamente ligada à crise de fé e também a uma transformação arbitrária dos próprios fundamentos do matrimônio. Em um discurso aos membros do Tribunal da Rota Romana¹, ele disse:
"A expressão 'verdade do matrimônio' perde relevância existencial num contexto cultural marcado pelo relativismo e pelo positivismo jurídico, que consideram o matrimônio como mera formalidade social dos vínculos afetivos. Portanto, ele não só se torna contingente como podem ser os sentimentos humanos, mas apresenta-se como uma superestrutura legal que a vontade humana poderia manipular a bel-prazer, privando-o até da sua índole heterossexual."
A família não é um produto da vontade de nossos legisladores ou uma simples invenção cultural; não pode, por isto, ser modificada pelo Estado como ele bem entender. Ao contrário, sendo uma instituição mais antiga que o próprio Estado, é este quem deve respeitar aquela, lembrando o direito natural gravado pelo próprio Criador no coração humano. Neste sentido, o apelo do bem-aventurado João Paulo II nunca foi tão atual: "Família, torna-te aquilo que és!"

Para que este pedido seja acolhido, o Santo Padre, o Papa Francisco, conta com os jovens. "Há quem diga que hoje o casamento está 'fora de moda'. (...) Na cultura do provisório, do relativo, muitos pregam que o importante é 'curtir' o momento, que não vale a pena comprometer-se por toda a vida, fazer escolhas definitivas, 'para sempre', uma vez que não se sabe o que reserva o amanhã. Em vista disso eu peço que vocês sejam revolucionários, eu peço que vocês vão contra a corrente".

Eis o sentido da "revolução" de Francisco: uma mudança de mentalidade que devolva ao mundo o senso de responsabilidade e de compromisso – seja nas comunidades religiosas, seja na vida matrimonial. Desta bela e necessária renovação dependem a vitalidade da Igreja e o próprio futuro da humanidade.

A Jornada Mundial da Juventude que comoveu os evangélicos

A beleza da fé católica celebrada durante a semana da JMJ atraiu muitos irmãos protestantes a buscarem a unidade com a Igreja e o Sucessor de Pedro

A Jornada Mundial da Juventude também foi uma oportunidade ímpar para a promoção da unidade dos cristãos. Em meio aos 3,5 milhões de jovens que participaram da Missa de envio, no encerramento da Jornada, chamou a atenção um cartaz que dizia: "Sou evangélico, mas amo o Papa Francisco. Reze por nós. Tu és Pedro". Para quem conhece o mínimo de doutrina, é fácil compreender a enormidade dessa declaração. Reconhecer Francisco como Pedro é confessar a unidade que está na rocha sobre a qual Cristo fundou sua Igreja una, santa, católica e apostólica.

A presença de Francisco nas ruas do Brasil levou para fora das sacristias a realidade da Igreja Católica. Unido aos jovens do mundo todo, o Romano Pontífice peregrinou como Pedro, de porta em porta, para anunciar o Evangelho a todas as criaturas. Isso é significativo, pois exige das pessoas o rompimento com a passividade. Com efeito, da boca do Papa não precisou ecoar nenhum anátema ou juízo severo, mas simplesmente a verdade de sempre, ou seja, todos os artigos de fé que compõem o Corpo de Cristo. E isso atrai, pois a beleza do que é verdadeiro atrai!

Esse poder de atração da Igreja já era lembrado pelo Papa Emérito Bento XVI. Durante sua homilia da Missa de abertura da V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe, em 2007, o Santo Padre afirmava: "A Igreja não faz proselitismo. Ela cresce muito mais por "atração": como Cristo "atrai todos a si" com a força do seu amor, que culminou no sacrifício da Cruz, assim a Igreja cumpre a sua missão na medida em que, associada a Cristo, cumpre a sua obra conformando-se em espírito e concretamente com a caridade do seu Senhor".

Ora, é evidente que a divisão entre os cristãos é uma chaga dolorosa que deve ser o quanto antes superada. A Jornada Mundial da Juventude abriu novos caminhos, sobretudo num terreno marcado muitas vezes pela cizânia das acusações e da discórdia. Cristo novamente faz o chamado para que todos sejam um. E a Igreja, fiel ao chamado do Mestre, repete o convite: filhos, voltem para casa.

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Fé e alegria no primeiro dia da visita do Papa ao Brasil

O Papa Francisco chega ao Brasil. "Não tenho ouro nem prata, mas trago o que de mais precioso me foi dado: Jesus Cristo!"
Uma multidão de peregrinos acorreu para ver passar, pelas ruas do Rio de Janeiro, Sua Santidade, o Papa Francisco. O avião que trazia o Pontífice pousou ontem em terras brasileiras, por volta das 15h45min, horário de Brasília. O Papa visita o Brasil por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, que reunirá milhões de católicos de todo o mundo, para rezarem e testemunharem sua fé em Cristo e na Igreja.
A acolhida do Santo Padre começou na Base Aérea do Galeão, quando foi cumprimentado pelas autoridades políticas. Após assistir à apresentação de um coral de jovens, o Papa seguiu, de carro, pelas ruas da capital fluminense, rumo à Catedral Metropolitana de São Sebastião. Com o vidro do veículo aberto, era difícil conter as inúmeras pessoas que lotaram as vias de acesso à igreja. Todos queriam ver, tocar e presentear o sucessor de Pedro.
Depois de passar por um breve congestionamento, o Papa subiu no papamóvel e saiu em procissão, acenando para os fiéis. Durante o trajeto, como é de costume, ele beijou várias crianças. Compartilhados nas redes sociais, os relatos de quem viu o Papa bem de perto são emocionantes. São testemunhos de pessoas contagiadas pela fé da Igreja e pelo sorriso cativante de Francisco.
Às 18h, o Santo Padre chegou ao Palácio Guanabara e fez o seu primeiro discurso em solo brasileiro. Ele agradeceu a Deus pela oportunidade de voltar à América Latina e visitar o Brasil. "Aprendi que para ter acesso ao Povo Brasileiro, é preciso ingressar pelo portal do seu imenso coração; por isso permitam-me que nesta hora eu possa bater delicadamente a esta porta. Peço licença para entrar e transcorrer esta semana com vocês. Não tenho ouro nem prata, mas trago o que de mais precioso me foi dado: Jesus Cristo!"
Após saudar os chefes de governo e os bispos, Francisco dirigiu-se aos jovens que vieram para a Jornada. Lembrou que, ao lado das múltiplas culturas e povos ali representados, estava a imprescindível unidade na fé católica. "Estes jovens provêm dos diversos continentes, falam línguas diferentes, são portadores de variadas culturas e, todavia, em Cristo encontram as respostas para suas mais altas e comuns aspirações e podem saciar a fome de verdade límpida e de amor autêntico que os irmanem para além de toda diversidade". Também falou da esperança que os jovens depositam em Cristo, não temendo "arriscar a única vida que possuem porque sabem que não serão desiludidos".
Comentando uma expressão popular, segundo a qual "os filhos são a menina dos nossos olhos", o Papa afirmou que "a juventude é a janela pela qual o futuro entra no mundo" e pediu que fossem abertos espaços para o jovem. Ele explicou que isso inclui, entre outras coisas, "transmitir-lhe valores duradouros pelos quais a vida mereça ser vivida" e "assegurar-lhe um horizonte transcendente que responda à sede de felicidade autêntica". Uma mensagem de alerta para nossos tempos, de valores efêmeros e de horizontes demasiado limitados, reduzidos muitas vezes a um materialismo vil e mesquinho.
O Papa pediu a todos atenção e empatia para firmar "um diálogo de amigos". "Nesta hora, os braços do Papa se alargam para abraçar a inteira nação brasileira, na sua complexa riqueza humana, cultural e religiosa. Desde a Amazônia até os pampas, dos sertões até o Pantanal, dos vilarejos até as metrópoles, ninguém se sinta excluído do afeto do Papa."
Hoje, começa oficialmente a Jornada Mundial da Juventude, com uma Missa rezada pelo arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta. O Santo Padre não tem compromissos públicos agendados e não é esperado para a celebração. Ele deve permanecer descansando no Sumaré, onde está hospedado.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Entrega da Cruz à Juventude de Olivença.

EMCERRAMENTO BOTE FÉ

SETOR SANTANA

Paróquia de Nossa Senhora da Saúde 

e São Sebastião 

Dois Riachos – AL

 QUE TEVE INÍCIO: 23/06/2013



 







































 
 
 
 
 
 

Encerramento do Bote Fé.

TÉRMINO: 21/07/2013
Entrega da Cruz à Juventude de Olivença.
 























  

ARQUIVOS PARA DOWNLOAD:

ARQUIVOS PARA DOWNLOAD:

(atualizado!) Arquivo PDF com links para 341 vídeos do Padre Paulo Ricardo (clique aqui para baixar)

Arquivo PDF com links para 30 vídeo-aulas publicadas no site Montfort (clique aqui para baixar)

(novo!) Arquivo PDF com links para 11 entrevistas com o Prof. Orlando Fedeli (clique aqui para baixar)

Arquivo PDF com links para 48 vídeos do católico Michael Voris (clique aqui para baixar)

Arquivo PDF com links para 160 vídeos de Filosofia e Teologia (clique aqui para baixar)

Arquivo PDF com links para 14 vídeos. Blog do Angueth. Vida de Santos (clique aqui para baixar)

Arquivo PDF com links para 39 vídeos: "Igreja Católica - Construtora da Civilização" (clique aqui para baixar)

2.030 textos do site católico Montfort - Arquivo compactado, 20 Megabytes (clique aqui para baixar)

Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem" – Versão PDF

TEXTOS EM DESTAQUE (MAIS BAIXADOS):

Rock: revolução e satanismo (clique aqui para baixar)

Historia de uma alma - Santa Terezinha (clique aqui para baixar)

Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola (clique aqui para baixar)

Caderno - Provas da existência de Deus (clique aqui para baixar)

Evolucionismo: mais do que teoria científica, um sistema metafísico (clique aqui para baixar)

Catecismo Ilustrado para Crianças (clique aqui para baixar)