quarta-feira, 23 de novembro de 2011

apa destaca importância da arte para "relação viva com Deus"

Quarta-feira, 31 de agosto de 2011, 12h06
Bento XVI encontra-se com os fiéis reunidos na Piazza della Libertà, em Castel Gandolfo, para a Catequese
O Papa Bento XVI convidou na Catequese desta quarta-feira, 31, a redescobrir a importância da arte para a oração, "para a nossa relação viva com Deus".
O Pontífice recordou que, por diversas vezes, destacou a necessidade para cada cristão de encontrar tempo para Deus, para a oração, em meio às tantas ocupações do dia a dia. Nesse sentido, as expressões artísticas são um desses canais que podem conduzir a Deus e ser também auxílio para o encontro com Ele.

"A arte é capaz de expressar e tornar visível a necessidade do homem de ir além do que se vê, manifesta a sede e a busca pelo infinito. Na verdade, é como uma porta aberta para o infinito, para uma beleza e uma verdade que vão para além do cotidiano. E uma obra de arte pode abrir os olhos da mente e do coração, direcionando-os para o alto", afirmou



No entanto, há expressões artísticas que são verdadeiras estradas rumo a Deus, a Beleza suprema, um auxílio para crescer no relacionamento com Ele, na oração. "Trata-se das obras que nascem da fé e que expressam a fé. Um exemplo o podemos ter quando visitamos uma catedral gótica. [...] Ou quando entramos em uma igreja românica. [...] Ou, então, quando escutamos um trecho de música sacra que faz vibrar as cordas do nosso coração, a nossa alma é como que dilatada e auxiliada a dirigir-se para Deus".

Por fim, o Bispo de Roma indicou que as expressões artísticas podem ser ocasiões para nos recordarmos de Deus, para auxiliar a nossa oração ou também a conversão do coração.

"A visita aos lugares de arte, portanto, não seja somente ocasião de enriquecimento cultural – embora também isso – mas, sobretudo, possa tornar-se um momento de graça, de estímulo para reforçar o nosso vínculo e o nosso diálogo com o Senhor, para parar e contemplar – na transição da simples realidade exterior à realidade mais profunda que expressa – o raio da beleza que nos atinge, que quase nos 'fere' no íntimo e nos convida a subir a Deus".

A audiência

O encontro do Santo Padre com os fiéis reunidos na Piazza della Libertà, em Castel Gandolfo, aconteceu às 10h30 (horário de Roma - 5h30 no horário de Brasília). A reflexão faz parte da "Escola de Oração", iniciada pelo Papa na Catequese de 4 de maio.

Na saudação aos fiéis de língua portuguesa, o Papa salientou:

"Amados peregrinos de língua portuguesa, uma cordial saudação de boas-vindas para todos, nomeadamente para os fiéis da diocese de Viseu. Procurai descobrir na arte religiosa um estímulo para reforçar a vossa união e o vosso diálogo com o Senhor, através da contemplação da beleza que nos convida a elevar o nosso íntimo para Deus. E que Ele vos abençoe. Obrigado".

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

A Imaculada Conceição


Dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, queremos lembrar a sua assunção. Sim, pois depois de assunta aos Céus, a Virgem Maria é esta que está junto do Filho, na glória do Pai, intercedendo por cada um de nós.

O Papa Pio XII, em 1950, proclama o ‘Dogma da Assunção da Santíssima Virgem Maria’, que consiste no seguinte:“Cumprido o curso de sua vida terrena, Maria foi assunta ao Céu em corpo e alma”. Para dizer que: 1º) Maria tem especial participação na ressurreição do Filho – Ela está unida à glória do Filho; 2º) Ela é a antecipação da sorte dos eleitos – primícias e exemplo da Igreja.

Segundo a Tradição da Igreja, logo após a morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, João a teria levado para morar com ele, assumindo-a como mãe, numa cidade chamada Éfeso. Todavia, antes de Maria vir a morrer – entenda-se esta morte não como consequência do pecado, pois Maria não pecou, o termo “dormição” é para dizer de uma morte diferenciada, não como qualquer morte fruto de pecado; a verdade é esta: Maria morreu – João a teria trazido para Jerusalém. Maria morre e é assunta em Jerusalém; pode-se dizer que ela tenha sido velada no Monte Sião, em Jerusalém, e levada para ser sepultada ao lado do Monte das Oliveiras, túmulo este que se encontra vazio – obviamente – e que pode ser visitado e visto até hoje.

A Santíssima Virgem Maria participa da Glória do Filho e é a antecipação da sorte dos eleitos; isso significa que já existe uma criatura ressuscitada no Céu em corpo e alma: Maria. Mas tudo isso devido ao fato de Deus tê-La preparado para esta missão tão linda e particular: ser a Mãe do Filho d’Ele. Todavia, houve uma colaboração e uma correspondência da parte de Nossa Senhora. Para dizer que ela é modelo de como ser Igreja.


Mulher do silêncio: Precisamos aprender com Nossa Senhora a silenciar o nosso coração de todas as agitações do mundo e de todo barulho, fruto das realidades que são contrárias à vontade de Deus na nossa vida. Silenciar é muito mais que não fazer barulho, é ter a coragem de retirar-se constantemente para encontrar-se com o Senhor, e aí escutar o Seu Coração.

Mulher da Palavra: A Santíssima Virgem rezava os salmos; era íntima da Palavra de Deus; prova disso é ela repetir o Cântico de Ana ao se encontrar com Isabel, cântico este lá do Antigo Testamento. Muito mais que o fato de narrar esse cântico, a prova de que a Virgem Maria é a mulher da Palavra é a sua total confiança na misericórdia e na providêcia de Deus, que regia toda a sua vida e a vida do mundo.

Mulher do serviço: Maria sobe a montanha para visitar a sua parenta Isabel; ela vai à casa da prima não tendo como prioridade tratar de serviços domésticos, mas para levar o mistério até a vida daquela que, com certeza, muitos traumas trazia pelo fato de ter sido estéril por muitos anos – fato tido como sinal de maldição para o povo daquela época e lugar.
O mistério em Maria, que é o próprio Deus, a leva até a prima, para que esta possa ser curada. Isso nos diz que devemos ser, efetivamente, portadores e condutores do mistério, que é Deus, para as pessoas, pois Ele se encontra em nós, dentro de nós, desde o momento do nosso batismo.

Mulher da obediência: Maria só tinha olhos para a vontade de Deus, para obedecer ao Todo-poderoso nas circunstâncias ordinárias da vida; é ela quem diz a cada um de nós – única frase de Maria na Sagrada Escritura, de forma direta: “Fazei tudo o que Ele vos disser.”
A Santíssima Virgem Maria é aquela que pode, verdadeiramente, nos ajudar a encher as talhas da nossa vida. Esta água viva é o Espírito Santo, o Esposo de Nossa Senhora. Quando o Espírito Santo percebe uma alma tomada de amor e da presença de Maria – a Sua esposa – o Ele vem e realiza maravilhas nessa alma, pois Ele não pode ficar separado da Sua esposa. As maravilhas que o Espírito realiza em nós nada mais são do que encher as talhas da nossa vida para que Cristo nos transforme neste vinho novo.

Viver esta festa de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, ser devoto de Maria por excelência,  é obedecer a Deus e fazer com que Ele seja o Senhor, verdadeiramente, da nossa vida.
ass: Jose Weverton

ARQUIVOS PARA DOWNLOAD:

ARQUIVOS PARA DOWNLOAD:

(atualizado!) Arquivo PDF com links para 341 vídeos do Padre Paulo Ricardo (clique aqui para baixar)

Arquivo PDF com links para 30 vídeo-aulas publicadas no site Montfort (clique aqui para baixar)

(novo!) Arquivo PDF com links para 11 entrevistas com o Prof. Orlando Fedeli (clique aqui para baixar)

Arquivo PDF com links para 48 vídeos do católico Michael Voris (clique aqui para baixar)

Arquivo PDF com links para 160 vídeos de Filosofia e Teologia (clique aqui para baixar)

Arquivo PDF com links para 14 vídeos. Blog do Angueth. Vida de Santos (clique aqui para baixar)

Arquivo PDF com links para 39 vídeos: "Igreja Católica - Construtora da Civilização" (clique aqui para baixar)

2.030 textos do site católico Montfort - Arquivo compactado, 20 Megabytes (clique aqui para baixar)

Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem" – Versão PDF

TEXTOS EM DESTAQUE (MAIS BAIXADOS):

Rock: revolução e satanismo (clique aqui para baixar)

Historia de uma alma - Santa Terezinha (clique aqui para baixar)

Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola (clique aqui para baixar)

Caderno - Provas da existência de Deus (clique aqui para baixar)

Evolucionismo: mais do que teoria científica, um sistema metafísico (clique aqui para baixar)

Catecismo Ilustrado para Crianças (clique aqui para baixar)